MÊS DA ASA

Banda de Música da Base Aérea do Galeão homenageia o Dia do Aviador e da FAB

A apresentação musical comemorativa ocorreu, nessa segunda-feira (30), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Publicada em: 01/11/2023 10:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes e Telma Penteado
Edição: Agência Força Aérea

Em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), a Banda de Música da Base Aérea do Galeão (BAGL) apresentou um concerto sinfônico, na segunda-feira (30/10), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O evento, realizado pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e pela BAGL, contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto; do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Aeronáutica, além de autoridades militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi destacou a importância do evento. “Comemorar hoje os feitos do nosso Patrono, nosso herói, Alberto Santos Dumont, que completou 150 anos de nascimento esse ano, é um motivo de orgulho. Essas comemorações são para nossos homens e mulheres que trabalham em prol da FAB. Parabéns à Força Aérea Brasileira, parabéns ao Brasil. Continuemos assim, sempre unidos e olhando para o futuro”, ressaltou o Diretor-Geral do DECEA. 

A orquestra apresentou sucessos nacionais e internacionais de artistas consagrados para um público de mais de mil pessoas. Os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont também foram homenageados durante a apresentação. “Preparamos um repertório bem variado entre músicas nacionais e internacionais, pensando em um evento em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Maestro da Banda de Música da Base Aérea do Galeão, Suboficial Músico Ailton Santos de Castro Filho.

O concerto contou também com a participação de músicos convidados da Marinha e do Exército, além do Coral Infantil do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

Ao final do concerto foi cantado o Hino dos Aviadores em homenagem ao Pai da Aviação. O Comandante da BAGL ressaltou a relevância das comemorações. “Como nós podemos ver aqui, eles são um legado de personalidade de grandes brasileiros que nos precederam. Celebrar o Dia da Aviador e o Dia da Força Aérea é celebrar o efetivo e o que fazem nas suas batalhas para fazer a Força Aérea voar cada vez mais alto”, pontuou o Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva.

Assista aqui ao vídeo do evento.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA
 

 

imagens/original/46498/_FAB8543.jpg
imagens/original/46498/_FAB8608.jpg
imagens/original/46498/_FAB8654.jpg
imagens/original/46498/_FAB8694.jpg
imagens/original/46498/_FAB8816.jpg
imagens/original/46498/_FAB8994.jpg
imagens/original/46498/_FAB9041.jpg
imagens/original/46498/_FAB9075.jpg